sexta-feira, 1 de maio de 2009

Um pouco de história sobre o Dia do Trabalho

O dia 1º de maio é um convite a que conheçamos mais a história do trabalho.
O artigo abaixo, escrito por Carla Caruso, foi publicado em http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u10.jhtm


1º de maio
Dia do Trabalhador homenageia greve de operários americanos


No dia 1º de maio, comemora-se o Dia do Trabalho e do trabalhador. O ato de trabalhar está presente na vida humana desde tempos primitivos. O homem das cavernas, por exemplo, precisava caçar para poder se alimentar e sobreviver. Assim, um de seus desafios diários era o de encontrar um animal e abatê-lo.A vida foi evoluindo e a relação do homem com o trabalho também passou por suas modificações, mas, até hoje, homens e mulheres saem de suas casas, ou permanecem nelas para desenvolver várias atividades produtivas que garantam sua sobrevivência.A palavra trabalho pode ter vários significados, mas em todos eles, a atividade, o fazer e a produtividade estão presentes. Estudar, fazer lição de casa, produzir um texto, uma pintura, costurar, cozinhar, construir uma ponte, tudo isso são formas de trabalhar. Apesar de o trabalho ser uma necessidade básica da sobrevivência, em torno dele existem muitos conflitos, já que o pagamento feito a um trabalhador nem sempre é adequado ou justo. Pense no salário mínimo, aqui no Brasil, que tem um valor muito pequeno e não é suficiente para garantir uma vida digna a quem o recebe.A data que comemora o Dia do Trabalho, a propósito, surgiu justamente de uma situação de conflito entre trabalhadores e patrões. Ela foi escolhida como homenagem a uma greve geral que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, centro industrial dos Estados Unidos. Neste dia, os trabalhadores revoltados com as condições desumanas de trabalho saíram às ruas para fazer suas reivindicações.Exigiam, entre outras coisas, a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Houve muitos discursos, passeatas, e piquetes nessa data e a polícia acabou intervindo para reprimir duramente os trabalhadores. Houve prisões, feridos e até mortos no confronto entre policiais e operários.Para lembrar e homenagear este dia de reivindicações, mortes, e lutas por melhores condições de vida para o trabalhador, um congresso socialista, realizado em Paris em 1889, instituiu o dia 1º de maio como o Dia Mundial do Trabalho.

*Carla Caruso é escritora, pesquisadora e realiza projetos de capacitação de professores no Estado de São Paulo.

2 comentários:

  1. Bom, coloquei o mesmo comentário no mes de março, mas fiquei com medo das pessoas não verem pois acho muito importante para pensarmos um pouquinho mais sobre a carga q se tem desde crinça sobre o trabalho.... é IMPORTANTE!!!!!Gente, sei que é um pouco tarde e que talvez muitas pessoas não vejam este depoimento, porém é algo que achei muito importante ser falado. Bom, estava eu aqui em casa, enquanto minhas irmãs pequenas assistiam ao filme do "Dumbo", me lembrei da minha infância (da minha época) e comecei a assistir (já devia estar no meio pro final...) e fiquei totalmente chcada quando o Dumbo desemarcou da viajem com a sua mãe para montarem o circo juntamente com os homens... e estes cantavam... uma música que não me lembro bem, mas que era mais ou menos assim " não podemos estudar, essa é a vida do trabalhador. Quando todos vão dormir, não podemos desistir, essa é a vida do trabalhador" no final das contas eu já nem ouvia mais a músiquinha de tanta inignação e só comentava o fato. Fiquei pensando que talvez o contexto da época fosse essa, claro. Porém é um filme para crianças, ou seja, o meio de trabalho, a idéia de que temos que trabalhar é algo q é plantado na vida de uma crinça muito cedo e o que iso traz para ela futuramente? Bom, não sei, mas imagino que se for seguido um modelo como diz na musiquinha, voltaremos aos tempo de Ford no qual a única coisa que se tem em mente é o trabalho!!!

    Mariana Fiorin Rio

    ResponderExcluir
  2. De acordo com a reportagem, pegando um gancho com o que a Fiorin postou ai em cima e levando-se em consideração tudo o que tem sido ensinado e comentado em sala na disciplina de Teoria do Desenvolvimento do Adolescente, fica pra se pensar em como as crianças são, desde cedo, construídas e formadas com essas concepções de se trabalhar cada vez mais e mais. Principalmente, quando esta criança é de origem humilde e precisa cuidar de seus irmãos mais novos ou mesmo sair pra trabalhar (engraçar sapato, vender balas no sinal ou em ônibus...) a fim de conseguir dinheiro para ajudar na manteneção sua família.

    ResponderExcluir