domingo, 19 de abril de 2009

As mudanças no mundo do trabalho

Um dos aspectos mais destacados no atual contexto do mundo do trabalho é a mudança relativa às ocupações e profissões. Ofícios tradicionais perdem espaços ao mesmo tempo em que novas e inusitadas possibilidades surgem.
Exemplos podem ser encontrados no texto "Especial: Profissões diferentes e inusitadas", disponível em:
http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/200805-profissoesdiferentes.php

4 comentários:

  1. Essa é uma “tese” que eu apropriei e faço questão de propagar. À procura de emprego? Talvez fosse melhor para nós, estudantes de psicologia e até mesmo outros profissionais, começarmos a pensar em novas alternativas. Afinal de contas, trabalho sempre haverá. Pois como diz o autor: “sempre fomos orientados a aprender uma profissão”. Faço também uso do jargão da PUC, que diz que o conhecimento transforma. Não sejamos “transformistas”, mas apelemos para uma concepção, mais ampla, da fantástica Lya Luft: Pensar é transgredir (brilhante). PUC e Luft, dizem em frases distintas uma verdade semelhante, não sejamos meros reprodutores. O mundo do trabalho, da ocupação e do emprego, bem determinados pelo autor, está a procura de pessoas que transformam, transgridem, sejam ao serem psicólogos, sejam ao serem sexadores (o que mais inventar?). No mais, colegas à procura do reconhecimento profissional, mãos à obra.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Legal de se pensar como o aprimoramento tecnológico e a dinâmica social tem feito muitas profissões desaparecerem e ainda, possibilitou o surgimento de novas profissões. O Coach por exemplo. O profissional dessa área não é necessariamente um psicólogo, embora o texto tenha explicado que este seja “uma espécie de psicólogo só para a vida profissional”.

    Fazendo uma citação do trecho de uma matéria publicada no portal “Rede Psi”, escrita pelo Doutor em Psicologia do Desenvolvimento Humano, Luiz Eduardo Valiengo Berni, que também é Credenciado em Coaching pela Innerlinks USA:

    Quem é o Coach? Ou talvez fosse melhor dizer: quem pode atuar como Coach? O psicólogo? O administrador? O engenheiro? Todos estes profissionais podem estar habilitados a atuarem como coach. Mas é importante que se entenda que o coaching não é uma profissão regulamentada, ou seja, não há cursos superiores de graduação em coaching, nem fiscalização governamental, embora já existam algumas associações de profissionais. A formação se dá em cursos livres (não regulamentos pelo MEC) que em alguns casos conferem até uma certificação internacional, mas que não sofrem fiscalização das autoridades educacionais como acontecem nas universidades, por exemplo. Isso de forma alguma os desabona, porém é importante que os usuários compreendam bem isso. Por isso, podem-se encontrar profissionais de diferentes formações oferecendo esse serviço.

    Fonte: http://www.redepsi.com.br/portal/modules/soapbox/article.php?articleID=516

    Abraço a todos,
    Até mais!

    ResponderExcluir