domingo, 22 de março de 2009

Fotos da visita ao Museu de Artes e Ofícios




























































































4 comentários:

  1. Olá, galera do quarto período de PSI!!!Gostaria de agradecer a professora Mara Marçal pela dica de ida ao Museu de Artes e Ofícios. Foi uma experiência muito enriquecedora. Adorei participar de mais esse evento com todos vcs...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Fernanda. Tivemos poucos momentos juntos, como uma turma, fora do campus. Pra ser sincero eu não me recordo de um evento que antecedeu a nossa visita ao MAO, que nos reuniu dessa forma. E foi muito interessante, levar a sala de aula, para um lugar onde eu passo do lado com muita freqüência, mas nunca tinha dado esse valor, essa atenção, que hoje eu dou.

    A visita ao Museu de Artes e Ofícios nos mostrou um pouco da história e da evolução das relações sociais do trabalho no em nosso país. Para o trabalhador, o museu pode ser encarado como um local de encontro consigo mesmo, com sua história e com o seu tempo. Para mim, na condição de um estudante de Psicologia, cabe perceber os paradigmas emergentes das relações de trabalho frente às tendências tecnológicas e organizativas, além dos impactos que isso tem no comportamento e no desenvolvimento humano. Achei a visita super legal para olhar e pensar na Psicologia do Trabalho e das Organizações como algo muito além da simples gestão de um setor de Recursos Humanos.
    É isso aí pessoal!
    Grande abraço a todos.
    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Gente, sei que é um pouco tarde e que talvez muitas pessoas não vejam este depoimento, porém é algo que achei muito importante ser falado. Bom, estava eu aqui em casa, enquanto minhas irmãs pequenas assistiam ao filme do "Dumbo", me lembrei da minha infância (da minha época) e comecei a assistir (já devia estar no meio pro final...) e fiquei totalmente chcada quando o Dumbo desemarcou da viajem com a sua mãe para montarem o circo juntamente com os homens... e estes cantavam... uma música que não me lembro bem, mas que era mais ou menos assim " não podemos estudar, essa é a vida do trabalhador. Quando todos vão dormir, não podemos desistir, essa é a vida do trabalhador" no final das contas eu já nem ouvia mais a músiquinha de tanta inignação e só comentava o fato. Fiquei pensando que talvez o contexto da época fosse essa, claro. Porém é um filme para crianças, ou seja, o meio de trabalho, a idéia de que temos que trabalhar é algo q é plantado na vida de uma crinça muito cedo e o que iso traz para ela futuramente? Bom, não sei, mas imagino que se for seguido um modelo como diz na musiquinha, voltaremos aos tempo de Ford no qual a única coisa que se tem em mente é o trabalho!!!

    Mariana Fiorin Rio

    ResponderExcluir
  4. Foi realmente maravilhosa essa visita ao museu. Tem anos que passo ali em frente e nunca soube quanta história há lá. Melhor ainda é poder curtir isso com nossa turma.
    Muito, muito bom!!!

    ResponderExcluir